domingo, 25 de setembro de 2016

Legião Poeta

Na primeira postagem desse blog, umas semanas atrás, listei minhas preferências musicais com algumas histórias, influências, etc... mas acho (tenho quase certeza! rs) que esqueci de alguns nomes importantes; GIGANTES na verdade! Bom, aos poucos eu vou "correndo atrás do prejuízo" e colocando as coisas no lugar. Nesse momento, sem fazer muita força com os neurônios (hoje é domingo! rs), corrijo as injustiças com Legião Urbana e Cazuza. Eu disse gigantes, né?!
Mas uma coisa de cada vez; vamos de Legião Urbana por enquanto. Mestre Cazuza fica para uma resenha futura.

Renato Russo, líder e vocalista da Legião, é capa da revista Rolling Stone desse mês. Justa homenagem que destaca os vinte anos da morte do músico carioca que formou a famosa banda, em Brasília, em 1982. Com ele, a formação mais conhecida da banda contou ainda com Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha.
Para mais detalhes, visite o site da banda: www.legiaourbana.com.br
 

Como a banda fez muitas músicas de qualidade, escolher UMA favorita é tarefa difícil. Mas...
como ficar em cima do muro não vale, vai aqui a minha preferida (pelo menos nesse momento... rs), com direito a letra e tudo! "Vento no Litoral"


Segundo o Wikipedia, em Outubro de 2008, a mesma Rolling Stone listou Renato Russo na posição número 25 entre os "Cem Maiores Artistas da Música Brasileira". O músico brasileiro tinha como influências Robert Smith, vocalista do "The Cure" e Morrisey, ex-vocalista do "The Smiths". A Legião Urbana, carinhosamente chamada de Religião Urbana por seus fãs, alcançou seu auge de popularidade entre 1984 e 1989, ano em que Renato Russo foi diagnosticado soropositivo com AIDS. O cantor faleceu em outubro de 1996 e, dias depois, seus companheiros e empresário anunciaram o fim das atividades da banda. 

         

Os grandes sucessos da Legião Urbana incluem "Tão Cedo", "Eduardo e Monica", "Faroeste Caboclo", "Pais e Filhos", "Será", "Eu sei" e "Que País é Esse", entre muitos outros.
Enquanto escrevo essa postagem, estou escutando essa playlist aqui; muito boa!

Sucessos da Legião Urbana - Playlist
ÁLBUNS

Segundo o site oficial da banda, foram nove "discos" gravados em estúdio e mais cinco gravados ao vivo. Confira algumas das capas!


 

CINEMA

O sucesso e a popularidade da Legião Urbana e de seu talentoso vocalista renderam dois longas-metragens. "Somos Tão Jovens", lançado em maio de 2013, retrata a adolescência de Renato Russo, e como ele virou um dos maiores cantores e poetas brasileiros. Também em 2013, uma de suas mais famosas canções, "Faroeste Cabloco", ganha uma versão para as grandes telas. Com base na letra original da música, o filme retrata a história de João de Santo Cristo, um homem negro que aprende a lutar sozinho contra o preconceito, a injustiça e pela própria vida.

     

9 comentários: