Me fiz essa pergunta ontem à noite enquanto assistia pela TV a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos. Na verdade, o nome da moça eu já sabia porque, horas antes, depois de comprar ingressos pela internet pra dois eventos dos Jogos, li uma reportagem sobre ela no mesmo site. A curta matéria contava...
que Amy Purdy iria dançar com um robô mais tarde no Maracanã e não mais do que isso. Acho que dizia também que ela ganhou uma medalha de bronze no snowboard em Sochi 2014(Rússia), última edição dos Jogos de Inverno. Fiquei com algumas dúvidas na cabeça e logo imaginei que tratava-se de uma atleta que sofreu um acidente enquanto competia e passou a competir como atleta paralímpica.
Bom, imaginei errado!
Resolvi pesquisar sobre Amy online, já pensando em escrever esse texto sobre a moça que dançou muito bem com aquele braço mecânico. Acho que três coisas "deram vida" e "humanizaram" aquele robô no Estádio Mário Filho ontem à noite: a bela performance de Amy, a minha própria imaginação e a música que estava tocando; Borandá, de Edu Lobo, em versão de Sergio Mendes.
Descobri que Amy tem história com a dança; participou da 18a. temporada do programa "Dancing with the Stars", da TV americana, em 2014.
Nascida em Novembro de 1979, Amy precisou amputar as duas pernas abaixo dos joelhos após contrair meningite meningocócica aos 19 anos de idade e ter o sistema circulatório afetado. Ao sofrer choque séptico, os médicos calcularam apenas 2% de chance para Amy sobreviver. Dois anos depois, recebeu um transplante de rim do pai e voltou a praticar snowboard sete meses depois de colocar próteses nas pernas. O esporte já era praticado desde quando tinha 15 anos.
Amy dança com seu parceiro no programa de TV "Dancing with the Stars" e recebe elogios dos jurados.
Em 2005, foi co-fundadora da "Adaptive Action Sports", organização sem fins lucrativos que ajuda deficientes físicos interessados em esportes de ação (snowboard, skate e surf), arte e música. No mesmo ano, fez sua estréia nas telas no filme "What´s Bugging Seth".
Outras aparições na TV incluem participação na 21a. temporada de "Amazing Race" em 2012, julgadora-celebridade no "Miss America 2016" e um comercial em 2015 para a Toyota durante o Super Bowl.
A atleta competindo nas montanhas russas durante os Jogos Paralímpicos de Sochi em 2014
Nossa! Tbm queria saber!!! Curti
ResponderExcluirValeu, Tâmara! :-)
ExcluirMuito bom!
ResponderExcluirBrigado, Isis! :-)
ExcluirTambém conheci a história dela por causa das paralímpiadas, uma história de superação e determinação fantástica. Muito legal você contar no seu blog, Cadu!
ResponderExcluir