segunda-feira, 3 de outubro de 2016

"As músicas" pelo RJ - Formas e fins


Falar sobre música não me parece tarefa muito complicada. As possibilidades são inúmeras. Infinitas? Bom, prefiro não exagerar, mas o importante é saber que o assunto pode ser visto e abordado de diversos ângulos. Podemos falar de música sob um olhar da economia, analisando venda de CDs em lojas e arquivos MP3 pela internet; o custo de um show numa grande capital para uma banda e quanto se pode lucrar com uma turnê; o volume de vendas de uma loja de instrumentos musicais durante um ano, analisando os períodos de maiores e menores movimentações.

Vídeo da reportagem completa

No campo social, poderia pesquisar as origens de integrantes de bandas em uma cidade grande brasileira. Provavelmente descobriria uma mistura de pessoas vindas de variados cantos do país, contribuindo para fazer música com suas culturas regionais. Os benefícios das canções em tratamentos médicos são divulgados com certa frequência nos dias de hoje, ajudando desde crianças com câncer até pessoas que lutam contra o alcoolismo.
Posso até mesmo afirmar (com convicção! rs) que a música serve de inspiração e fonte de concentração para estudantes universitários quando estão preparando trabalhos para avaliação. Nesse momento, "Eu sei" do Legião Urbana está tocando via YouTube.